Desmistificando certificações Adobe

Muitas pessoas me procuram perguntando como é o processo de certificação para ferramentas Adobe. Geralmente essas pessoas tem idéias totalmente equivocadas sobre o assunto. Para ajudar estou respondendo aqui as perguntas mais frequentes.

1- Fiz curso em um centro autorizado Adobe. O certificado desse centro me torna um profissional certificado?
R: Não. Centros de Treinamento Adobe fornecem “certificados de curso” e somente tem validade se o curso for ministrado por instrutor certificado (que é diferente de profissional certificado). Infelizmente algumas empresas confundem seus alunos (clientes) falando que ao terminar um curso ele será um profissional certificado.
Para concluir, gostaria de informar que “certificado de curso” de centro de treinamento só tem validade se for assinado pelo diretor de centro juntamente com o instrutor certificado que ministrou o curso.

2- A prova de certificação só poder ser feita por alguém que fez curso em centro autorizado?
R: Não. A prova de certificação pode ser feita por qualquer pessoa que se sinta capacitada a fazer a prova.

3- O que eu tenho que estudar para fazer a prova?
R: Primeiro é indicado que o candidato faça um treinamento com um instrutor certificado na ferramenta no qual ele deseja fazer a certificação. Antes do treinamento procure referências sobre o instrutor verifique se ele tem uma boa didática, boa vontade e experiência para falar sobre a certificação e como é a metodologia do teste.
O segundo passo seria procurar estudar com livros das séries Adobe Press e Adobe Developer Library.
O terceiro passo seria procurar usar todos os recursos da ferramenta por um período médio de uns 6 meses (isso depende da intensidade de uso). Somente estudar e não ter nenhuma experiência prática com a ferramenta dificulta na hora do teste.
Tudo isso leva tempo, então quanto mais cedo você começar melhor.

4- Qual a vantagem de ser certificado Adobe?
R: A certificação Adobe é reconhecida no mundo inteiro. Algumas agências procuram trabalhar com profissionais certificados e a certificação sempre é um diferencial.
A pouco tem atrás uma empresa aqui no Brasil estava procurando profissionais para consultoria que fossem formados em design ou certificados em ferramentas Adobe. Além disso você pode usar o logo de “Certified Expert” em cartões assinaturas de e-mail etc.

5- Quais os tipos de certificação que existem?
Quando a Macromedia foi adquirida pela Adobe as certificações ficaram meio confusas. A certificação das ferramentas Macromedia até a versão 8 eram “Certified Professional” e a da Adobe CS2 “Certified Expert”. Hoje todas as certificações tem o título de “Certified Expert”. Se o profissional é certificado somente em uma ferramenta só pode usar o título com o nome da ferramenta no qual é certificado. Por exemplo um profissional que é certificado somente em Flash ele só pode usar o título “Adobe Flash Certified Expert”. Quando o profissional é certificado em mais de uma ferramenta pode usar o título de “Adobe Certified Expert”.
Existe o título “Certified Specialist” que podem ser usados por profissionais que se certificaram em 3 ferramentas de um determinado segmento.

Eu acho bem desatualizados esses requisitos pois eles ainda seguem os padrões da Adobe antes de adquirir a Macromedia. A parte de WEB está super desatualizada.
Outro tipo de certificação é a Certified Instrutor que segue determinados padrões a depender do país onde o Centro está localizado. Obrigatoriamente todo “Certified Instrutor” deve ser um “Certified Expert” da última versão da ferramenta Adobe.
Então resumindo só existem os títulos de “Adobe Certified Expert”, “Adobe Certified Specialist” “Certified Instrutor”. Não existem Master…, Avançado… etc.

6- Existe algum simulado ou livro sobre a certificação?

Simulados online:
Site Ben Forta
LearnByHeart.com
Softwares:
Centrasoft
Livros:

Guias de Certificação Peachipt

7- Participar de User Group pode ajudar no processo de certificação?
Sim. Os Adobe User Groups podem conseguir descontos em livros, vouchers de desconto em certificações. Você pode também montar um grupo de estudos com outros membros do grupo interessados na certificação da mesma ferramenta que você, lembre-se que a união faz a força.

8 – Pronto já me sinto pronto para a prova de certificação. Onde posso marcar e fazer a minha prova?
R: Duas empresas aplicam as provas de certificação da Adobe. São elas:
Prometric (Não aplica mais testes de certificação da Adobe)
VUE

Vá no site de uma dessas empresas crie uma conta procure um centro de testes com o endereço mais perto de você e marque o dia e horário da sua prova.

9- Mais alguma informação importante sobre a prova?
R: Uma informação super importante é que o pagamento do teste de certificação é feito com cartão de crédito internacional e o cartão necessariamente não precisa ser do candidato a prova.
Os testes de certificação Adobe não são disponibilizados no idioma português, mas quando a prova não é feita no idioma nativo do candidato são acrescidos mais 30 minutos no tempo.
Leve dois documentos de identificação e no mínimo um deles tem que possuir foto.

10- E no dia da prova?
Na sala de prova você terá uma folha de anotações e uma caneta hidorgráfica. Você não pode levar nenhuma anotação para casa. Tudo que você escreveu como rascunho no quadro será apagado quando a prova finalizada pelo aplicador da prova.
Uma boa dica é responder todas as questões em que você está seguro e marcar para revisão as que está em dúvida ou não sabe, pois as perguntas são exibidas em sequencia. Depois que terminar a sequencia de repostas você pode voltar para aquelas que marcou para revisão, fazendo isso você ganha muito tempo.

Bom pessoal espero ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas. Para informações sobre o conteúdo e valor das provas Adobe vá até o seguinte endereço:
http://partners.adobe.com/public/ace/main.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *